terça-feira, 19 de abril de 2011

Roraima é o mais evangélico dos Estados da Federação

Roraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana, é o mais evangélico dos 26 Estados brasileiros, constata o Ministério de Apoio com Informação (Mai) com base nos dados do censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Da população de 421,4 mil habitantes, 50,8% estão vinculados a uma igreja evangélica. A Assembléia de Deus, a maior denominação evangélica no país, também é a primeira no Estado, onde está estabelecida desde 1915, contando, hoje, com 368 templos. Na capital, Boa Vista, o Dia Municipal dos Evangélicos, lembrado no segundo sábado de setembro, integra o calendário de eventos da cidade.
Os dados do Censo 2010 ainda não estão disponíveis, mas já se sabe que a população brasileira atingiu a marca dos 190,7 milhões de habitantes em agosto do ano passado. Amapá teve o maior e o Rio Grande do Sul o menor crescimento populacional na década. Enquanto em 2000 81,2% dos brasileiros moravam em cidades, esse percentual aumentou para 84%, segundo o último levantamento.

Os evangélicos – de forma marcante o grupo pentecostal e neopentecostal – constituíram a família confessional de maior crescimento na primeira década do século XXI, com um índice anual de 7,43%. Se confirmada essa tendência pelo Censo de 2010, a população evangélica terá alcançado então a faixa dos 53 milhões de pessoas e chegará a ser metade dos brasileiros em 2022.


Batistas aguardam permissão para realizar culto de Páscoa em templo próprio 



AzerbaijãoA comunidade batista de Baku solicitou uma permissão para realizar um culto especial de Páscoa em seu templo histórico no centro da cidade, enquanto aguardam que o templo seja oficialmente devolvido à Igreja.

O templo foi aberto há 100 anos atrás, em 1911. O prédio foi confiscado pelas autoridades soviéticas em 1930, e fechado durante o período comunista. Nas últimas décadas ele vem sendo usado como um cinema, um salão de jogos ou um teatro. A comunidade batista luta pela posse do prédio desde 1989 e, recentemente, renovou seu apelo.

“Queremos o local de volta porque é a casa de Deus, um lugar santo”, afirma o presidente da União Batista, Ilya Zenchenko. O avô de Ilya estava entre aqueles que construíram a igreja. Ele diz que é o único templo histórico do Azerbaijão, já que nenhuma outra igreja foi construída no país antes de os comunistas assumirem o poder.

Os batistas ficariam muito felizes em poder se reunir no local novamente. Eles pediram permissão para realizar um culto especial de Natal, mas foi recusado.

 


                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário